sábado, julho 07, 2007

Escolhidas as novas sete maravilhas do mundo

Acredite se quiser, o Cristo Redentor é uma das “Novas Sete Maravilhas do Mundo”! O resultado oficial, em ordem de classificação, é o seguinte:

  1. A Grande Muralha (China).
  2. Petra (Jordânia).
  3. Cristo Redentor (Brasil).
  4. Machu Picchu (Peru).
  5. Chichén Itzá (México).
  6. Coliseu (Itália).
  7. Taj Mahal (Índia).

Não consegui acessar o site oficial do evento [1], provavelmente porque milhões de pessoas no mundo estão tentando fazer o mesmo, mas a relação também está disponível na Wikipédia [2].

Da minha lista anterior, preparada por ordem populacional de cada país, acertei quatro dos sete classificados. Também acertei quatro na classificação por antigüidade, se bem que “outros quatro” [3].

O incrível não é o Cristo Redentor ter sido escolhido, pois torciam por ele não só o Brasil, mas toda a Igreja Católica mundial. O incrível é a Estátua da Liberdade ter ficado de fora! O que aconteceu com os americanos? Enlouqueceram? Resolveram dar uma chance aos subdesenvolvidos (*)? De qualquer forma, estamos dentro da lista e ainda não sei se rio ou se choro.

Antes de encerrado o concurso, a Igreja Católica andou choramingando suas mágoas e reclamando que a “cristandade estava pouco representada dentre os finalistas”, pois obras como a Capela Sistina, o Santo Sepulcro (?) e a Catedral da Sagrada Família haviam ficado de fora da lista preliminar [4]. Mas agora a Santa Sé pode descansar em paz, pois a cristandade comparece com duas obras dentre as sete novas maravilhas: o Cristo Redentor e o Coliseu. Ou alguém duvida que os cristãos tiveram participação importante na construção da reputação do Coliseu?

____________________
(*) Dos sete classificados, apenas o Coliseu fica em um país considerado desenvolvido.
[1] New7Wonders Foundation. Disponível em: < http://www.new7wonders.com/>.
[2] Wikipédia, “Novas sete maravilhas do mundo”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_Mundo_Moderno#Novas_Sete_Maravilhas_do_Mundo>. [3] Blog Rabiscos Aleatórios, “Cristo Redentor – Maravilha do Mundo?”. 6 jul. 2007. Disponível em: <http://alvaroaugusto.blogspot.com/2007/07/cristo-redentor-maravilha-do-mundo.html>.
[4] Blog do Marcos Guterman, 6 jul. 2007. Acesso em: 7 jul. 2007. Disponível em: <http://blog.estadao.com.br/blog/guterman/?title=vaticano_reclama_maravilhas_do_mundo_ign&more=1&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;c=1&tb=1&pb=1>.

3 comentários:

  1. Anônimo9:24 PM

    Parece-me ridicula a inclusão do Cristo Redentor nas 7 maravilhas. Nem nas 20 melhores está na minha opinião. Venceu porque houve campanha no Brasil para isso.

    Quem saiu a vencer foi Portugal. Excelente promoção a esse belo país.

    Relativamente aos EUA, foi merecida a não vitória e os assobios (muitos assobios) que se fizeram ouvir em Lisboa, Portugal.

    ResponderExcluir
  2. É muito fácil "falar mal" do Cristo sem colocar a cara a tapa mas...
    A comunidade católica e o Brasil mereceram essa vitória.
    Vlw

    ResponderExcluir
  3. Caro antony,

    Não entendi se a questão de "colocar a cara a tapa" se refere a mim ou à comunidade católica, mas, como disse o Cony agora de manhã, o que vale no caso do Cristo Redentor é o "pedestal". Tirando-se a estátua do pedestal e colocando-se em um museu, ela não vale muita coisa.

    [ ]s

    Alvaro Augusto

    ResponderExcluir