sábado, janeiro 02, 2016

Isaac Asimov

Pouco antes de entrar no segundo grau (hoje "ensino médio") eu estava muito interessado em robôs. O problema é que não existia literatura sobre isso no Brasil da época e os livros importados eram absurdamente caros e difíceis de encontrar. Então, achei um livro chamado "Eu Robô", de Isaac Asimov, em uma daquelas estantes giratórias de supermercado. Li o livro inteiro, mas não encontrei indicação alguma de como construir um robô. Por outro lado, tornei-me fã de Asimov, escritor americano nascido em 2 de janeiro de 1920. 

Asimov foi um autor muito prolífico, tendo escrito mais de 500 livros em 9 das 10 principais categorias da Classificação Decimal de Dewey. No campo da ficção científica Asimov seria atualmente considerado um autor bastante sexista: seus personagens eram geralmente homens (além de não muito bem construídos) e as poucas mulheres eram frias e pareciam não ter alma, como a "robopsicóloga" Susan Calvin. Contudo, no campo da divulgação científica, Asimov foi o rei: foram mais de 270 livros sobre matemática, astronomia, química, biologia, física, história e até mesmo em áreas não científicas como religião e Shakespeare. 

Asimov tinha um doutorado em bioquímica pela Universidade de Columbia e, ao longo de sua vida, recebeu mais de 12 prêmios literários e 14 doutorados honorários de diversas universidades. Desnecessário dizer, mas todos esses prêmios e doutorados foram mais do que merecidos, ao contrário do que acontece de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário