domingo, janeiro 17, 2016

Benjamin Franklin

Há 310 anos nascia Benjamin Franklin, um dos Pais Fundadores dos EUA, reconhecido autor, editor, cientista, inventor, ativista civil, estadista e diplomata. Dentre suas invenções estão o para-raios, os óculos bifocais, o catéter urinário e o forno de Franklin. Dentre suas inovações estão o Horário de Verão, concebido à época para se economizar velas (curiosamente, seu pai era comerciante de velas e cera, e provavelmente, não estava interessado nesse tipo de economia).

Franklin fundou, junto com outros maçons, a primeira biblioteca pública da Filadélfia, a qual se expandiu para outras cidades e estados norte-americanos, auxiliando o processo de independência norte-americana. Franklin fundou também a Universidade da Pensilvânia e a Sociedade Filosófica Americana. 

Na área da eletricidade, Franklin foi o primeiro cientista a usar os termos “positiva” e “negativa” para se referir às cargas elétricas e o primeiro a descobrir o princípio da conservação das cargas elétricas. Um experimento proposto por Franklin, e bastante conhecido, é aquele em que ele teria usado uma pipa e uma chave metálica para provar que os raios de tempestade eram eletricidade. É possível que Franklin tenha de fato realizado este perigoso experimento, mas, em seus escritos, ele indica que estava isolado da terra e a par dos perigos de eletrocussão. 

Benjamin Franklin faleceu quase 40 anos depois de seus experimentos com eletricidade, e depois de vários anos servindo como diplomata na Inglaterra e estabelecendo relações entre os EUA e vários países europeus. Aproximadamente 20 mil pessoas estiveram presentes em seu funeral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário