domingo, agosto 23, 2009

Richard Feynman e as Conferências Messenger

Já faz um tempinho que a Microsoft lançou o "Projeto Tuva", mas só agora tive tempo de escrever sobre isso. Trata-se de uma iniciativa de Bill Gates para hospedar as "Conferências Messenger", proferidas por Richard Feynman em 1964, a convite da Universidade de Cornell, e gravadas pela BBC. São sete palestras que podem ser assistidas em http://research.microsoft.com/tuva.

Note que essas palestras não são as "Feynman Lectures on Physics", que deram origem aos famosos e homônimos livros vermelhos (no Brasil, "Lições de Física"), mas sim as palestras que deram origem ao livro "The Character of Physical Law" (há uma edição em português pela Gradiva, intitulada "O que é uma lei física").

O interesse de Feynman por Tuva, uma região no sul da Rússia, nasceu de uma série de selos postais lançados entre 1920 e 1930, o breve período em que Tuva foi um país independente. Quase no fim da vida, Feynman fez planos para visitar a região, mas foi impedido pela burocracia oficial. A liberação foi finalmente expedida pelo governo soviético em 1989, pouco depois da morte de Feynman.

A expressão "Projeto Tuva" tornou-se assim sinônimo de algo extensivamente planejado, mas nunca realizado. Felizmente não foi isso que aconteceu com o "Projeto Tuva" de Bill Gates, que conseguiu adquirir os direitos autorais das palestras e colocá-las no ar, após 20 anos de esforços.

Com esta iniciativa, Gates está quase redimido por ter lançado o Windows ME...

Um comentário: