segunda-feira, novembro 26, 2007

Brian May, o magnífico

Brian May, ex-guitarrista do Queen, a maior banda de rock depois dos Beatles, é indiscutivelmente um dos maiores guitarristas que já existiu. Embora a revista Rolling Stone [1] o coloque apenas na 39ª posição dentre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos, May consegue tirar sons únicos de sua guitarra “Red Special”, fabricada por seu pai. Agora, esse guitarrista de 60 anos acaba de realizar um feito memorável para alguém que passou mais de 30 anos afastado do mundo acadêmico: tornar-se reitor de uma universidade.

Brian May graduou-se em astrofísica no Imperial College London e chegou a iniciar seus estudos para obter o Ph.D. Contudo, o sucesso alcançado pelo Queen no início da década de 70 forçou o guitarrista a abandonar os estudos para se dedicar exclusivamente à carreira musical.

Mesmo tendo largado temporariamente os estudos, May nunca se afastou muito da astronomia. Prova disso é que, em outubro de 2006, ele publicou um livro sobre o assunto (“Bang! – The Complete History of the Universe”, em co-autoria com Patrick Moore e Chris Lintott). Além disso, em outubro último, May finalmente defendeu sua tese de doutorado, intitulada “A Survey of Radial Velocities in the Zodiacal Dust Cloud” (ou “Uma Pesquisa por Velocidades Radiais na Nuvem Zodiacal de Poeira”), tornando-se o primeiro guitarrista da história a envergar um título de Ph.D.

Em 23 de novembro, Brian May foi apontado reitor (ou “chancellor”, título usado no Reino Unido) da Universidade John Moores, em Liverpool [2]. Se May será considerado um roqueiro-cientista ou um cientista-roqueiro, é questão que depende do ponto de vista de cada um. Da minha parte, já ficarei satisfeito se os fãs de Brian May, o guitarrista, conseguirem entender que a tese de Dr. May, o cientista, não tem nada a ver com astrologia.

[1] Rolling Stone. Aug, 2007. Disponível em:
<http://www.rollingstone.com/news/story/5937559/the_100_greatest_guitarists_of_all_time>.
[2] LJMU. News Update. <http://www.ljmu.ac.uk/NewsUpdate/index_92016.htm>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário