quarta-feira, novembro 09, 2005

Hugo Chávez e a Alca

"Alca, Alca, Alca. Al carajo!"

A frase acima foi dita por Hugo Chávez durante a Cúpula das Américas. Ele não estava entre amigos íntimos nem em uma festa particular. Tudo indica também que ele não estava em elevado estado de embriaguez. A frase foi dita em um discurso público a manifestantes contrários à presença de Bush, à Alca e a tudo que não seja tipicamente latino-americano.

Um chefe de estado, mesmo que trapalhão, deve manter um mínimo de compostura. A palavra empregada por Chávez ofende a todos e o expõe ao ridículo: como não tem argumentos além de seu ultranacionalismo fanático, ele só tem a dizer "up yours, Bush!"

Se a intenção de Chávez é evitar que a Venezuela seja invadida, essa não é a melhor maneira. Basta lembrar que Bush filho mandou triturar Bagdá somente para prender o homem que havia tentado matar papai Bush...

2 comentários:

  1. Anônimo2:30 PM

    "Basta lembrar que Bush filho mandou triturar Bagdá somente para prender o homem que havia tentado matar papai Bush..."

    E reclama de simplificação...

    ResponderExcluir
  2. Caro Revo,

    Em um texto tão curto, que servia apenas como "marcador de fato histórico", não houve espaço para explicar de onde tirei a informação do último parágrafo. Contudo, em entrevista coletiva que dificilmente conseguirei recuperar, George W. Bush disse, literalmente, referindo-se a Hussein: "this is the man who tried to kill my dad!".

    ResponderExcluir