terça-feira, outubro 09, 2012

Prof. Ricardo Luiz Knesebeck (1932 - 2012)

O professor Ricardo Luiz Knesebeck, que foi diretor da antiga Escola Técnica Federal do Paraná (ETFPR, mais tarde CEFET-PR, mais tarde UTFPR) entre 1966 a 1972, faleceu ontem. Em 1970 o professor Ricardo, juntamente com o professor de história Niquelson Rodrigues dos Santos, viriam a introduzir o sistema de avaliação por objetivos na ETFPR, seguindo um modelo de educadores norte-americanos e conforme descrito por Pinto e Novaes [1]. Mais tarde o professor Ricardo viria a concluir um Mestrado em Educação pela FGV, Rio de Janeiro [2].

Conheci o professor Ricardo no final da década de 80, quando eu era aluno do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-PR e monitor do Departamento Acadêmico de Matemática. Na época, por razões das quais não me lembro muito bem, o professor Paulo Aléssio, então chefe do departamento, convidou o professor Ricardo para dar uma palestra sobre tensores. Como eu estava interessado em Relatividade Geral, achei aquilo fascinante e, embora não me lembre muito bem da palestra, lembro do professor Ricardo dizendo que as pessoas acham tensores uma coisa muito complicada, mas na verdade trata-se apenas de um "algoritmo para se lidar com índices". Ele pronunciava a palavra "algoritmo" de uma forma especial, bem diferente da forma que geralmente usamos no sul, a qual se aproxima mais de "algorítimo". Até hoje devo ter um texto dele sobre relatividade.

[1] PINTO, N.B.; NOVAES, B.W.D. Marcas históricas da avaliação da aprendizagem na Escola Técnica Federal do Paraná nas décadas de 1960 e 1970. VIII EDUCERE, 2008. Disponível em: Educere 2008.
[2] KNESEBECK, R.L. Avaliação de desempenho de dirigentes de sistemas educacionais. Dissertação de Mestrado, FGV, Rio de Janeiro, 1979. Disponível em: Dissertação Mestrado.

3 comentários:

  1. Caro Álvaro.

    Agradecemos os seus elogiosos comentários sobre o meu pai, Prof. Ricardo. Ao longo de toda a sua vida ele buscou fazer o que mais gostava: ensinar aos outros da simplicidade das coisas.
    Para isto ele escolheu a profissão de educador, o que lhe permitiu discutir e transmitir aos seus alunos, como você mesmo cita no seu depoimento, a sua visão de mundo através do raciocínio científico.
    Os seus últimos anos de vida, ao mesmo tempo que dava vazão aos seus experimentos em mecanismos e construções, foram passados em exercícios intelectuais sobre idéias inovativas. Muitas delas foram registradas em escritos e ensaios.
    Lendo estas reflexões podemos ver uma mente inquieta e preocupada com o homem. Este é um dos seus melhores legados.

    Com um grande abraço,

    Luis Eduardo Knesebeck

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    1. Caro Luis Eduardo, quando seu pai assumiu o cargo de Diretor da Escola Técnica Federal do Paraná em 1966, convidou-me para assumir o cargo de coordenador do curso de Eletrotécnica, no qual permaneci até janeiro de 1969. Em parte foi por ter sido estimulado por seu pai que fiz o curso de Licenciatura em Física na UFPR. Hoje, pesquisando na Internet sobre alunos e professores da antiga ETFPR, cheguei a essa informação do falecimento do Prof. Ricardo.
      Luís Eduardo, sinto pela sua perda. Mas você teve um pai de quem deve se orgulhar, e com justiça.
      André A. Abramczuk

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  2. Caro Álvaro,
    não é só você que tem boas recordações do Prof. Luiz Ricardo Knesebeck. Eu iniciava minha carreira de professor na ETFPR quando ele assumiu a direção da escola. Foi em grande parte por estímulo dele que fiz o curso de Licenciatura em Física na UFPR. Tenho boas recordações dele.

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