terça-feira, março 11, 2008

Administradores são contra o fim da demissão sem justa causa

70% se dizem contra proposta de impedir empregador de demitir empregado sem justa causa.

O Portal Administradores, principal veículo online voltado à Administração de Empresas & Negócios, realizou, no último mês, uma enquete para avaliar a opinião de seus usuários sobre a proposta de ratificação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que visa impedir o empregador de demitir o empregado sem justa causa.

Os resultados da enquete demonstram que os administradores estão preocupados com a possibilidade de êxito da proposta.

46% dos participantes se dizem totalmente contra, enquanto 23% são contra a proposta. Dos que apresentam opinião contrária, 15% se dizem a favor e apenas 13% são totalmente a favor. 4% dos participantes são indiferentes.

A questão gerou polêmica e foi discutida pelos usuários na comunidade de Administração do portal. Para o administrador João Luiz Moser, uma das conseqüências imediatas será uma diminuição no profissionalismo das organizações: "aqueles que não têm a mínima vontade de trabalhar terão seus diretos garantidos e não poderão ser demitidos", prevê.

Para a advogada trabalhista Anna Vita Vieira, o fim da demissão sem justa causa significaria o fim da autonomia do empregador ante o seu próprio negócio, um retrocesso para o desenvolvimento empresarial brasileiro. "Provar que um empregado foi despedido por justa causa é quase impossível com a nossa legislação trabalhista, pois o ônus da prova é sempre do empregador e os percalços são infinitos, pois as provas sempre serão contestadas e colocadas em xeque", comenta Anna. "Ao impor o fim da demissão sem justa causa, ao invés de coibir as despedidas e demissões sem fundamento, inibe-se a contratação de mais empregados, a diminuição do investimento de grandes empresas em nosso país, e, conseqüentemente, o aumento do desemprego e do trabalho informal", conclui.

4138 pessoas participaram da enquete. Segundo o administrador Leandro Vieira, editor do Portal, trata-se de uma amostra muito significante, onde aproximadamente 70% dos votantes são contra a proposta do Presidente Lula. Levando em consideração que o perfil dos participantes da enquete é formado por pessoas com amplos conhecimentos em administração de empresas e sobre o dia-a-dia das organizações, a proposta de acabar com a demissão sem justa causa representa um grande risco para o nosso país.

Fonte: http://www.administradores.com.br/

_______________________________

Obs.: uma das regras do blog Rabiscos Aleatórios é primar pela publicação de conteúdo original (ou seja, escrito por mim :-). Contudo, toda regra tem uma exceção e uma das pessoas que a merece é o Leandro, incansável editor do Portal Administradores e que me autorizou a publicar essa importante matéria.

Alvaro Augusto

3 comentários:

  1. Anônimo10:18 PM

    Realmente absurda esta lei. Prova mais uma vez nas preocupações primárias e impensadas de quem deveria se preocupar em criar novas vagas de emprego, e não manter desinteressados nelas ou segregar pessoas fora delas. Vale a pena lembrar a lei já aprovada de limitação no tempo de experiência que pode ser requerido pelas empresas.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:21 PM

    Nenhuma nota sobre o falecimento de Arthur C. Clarke?

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  3. Já escrevi alguns parágrafos sobre isso, mas ainda não ficou bom. Devo postar hoje à noite ou, no máximo, até amanhã.

    ResponderExcluir