domingo, junho 18, 2006

Paul McCartney faz 64!

Em 1966, Sir James Paul McCartney sentou-se para escrever uma canção destinada a fazer parte do lendário LP Sargent Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado em junho de 1967. O resultado foi When I'm 64, uma melodia agradável com uma letra simples que conta uma historinha também simples, bem ao estilo McCartney.

Comparada a outras canções de Sargent Peppers, When I'm 64 é de uma ingenuidade contrastante. Não há duplos sentidos, como em Lucy in the Sky with Diamonds ou Being for the Benefit of Mr. Kite (Lennon), não há preocupações espirituais, como em Within You Without You (Harrison) e não há epopéias sonoras e inovações tecnológicas, como em A Day in the Life (Lennon-McCartney).

When I'm 64 resume o dia-a-dia de um casal de velhinhos da década de 60, vivendo da maneira como os velhinhos viviam na década de 60: poupando, fazendo tricô, passeando, cuidando dos netos e do jardim, etc.

Perto de outras canções de Sargent Peppers, When I'm 64 não tem muita relevância, a não ser hoje, quando Paul McCartney completa 64 anos.

É claro que não se pode pretender que McCartney, então no auge dos 26 anos, tenha tentado prever como seria a vida 38 anos depois. Se inquirido, ele poderia responder, ao estilo de John Lennon: "It's only noise, man!". Mas é impossível deixar de mencionar que a canção não se tornou verdade, nem para McCartney, que tem dinheiro suficiente para não precisar "alugar um casa de campo na Ilha de Wight", nem para a maioria dos sexagenários europeus e de outros países, que não se contentam mais apenas em "fazer tricô, cuidar do jardim e sair para um passeio aos domingos."

No Brasil, naturalmente, os idosos são tratados como lixo. A obsessão brasileira por magreza, beleza e juventude, aliada a uma população ainda muito jovem, a um serviço público de saúde decrépito e a uma previdência pública falida, tornam muito difícil a vida de nossos velhinhos.
Ainda assim, apesar dos contrastes entre os velhinhos europeus e os nossos, é estranho viver em um mundo no qual Paul McCartney é um sexagenário.

Happy birthday, Paul! Segue a letra completa de When I'm 64.

When I get older, losing my hair, many years from now,
Will you still be sending me a Valentine, birthday greetings, bottle of wine?

If I'd been out 'till quarter to three,would you lock the door?
Will you still need me, will you still feed me,
When I'm sixty-four?

You'll be older, too. Aaah, and if you say the word, I could stay with you.

I could be handy, mending a fuse, when your lights have gone.
You can knit a sweater by the fireside, sunday mornings, go for a ride.
Doing the garden, digging the weeds, who could ask for more?
Will you still need me, will you still feed me, when I'm sixty four?

Every summer we can rent a cottage in the Isle of Wight if it's not to dear.
We shall scrimp and save.Ah, grandchildren on your knee, Vera, Chuck, and Dave.

Send me a postcard, drop me a line stating point of view.
Indicate precisely what you mean to say, yours sincerely wasting away.
Give me your answer, fill in a form, mine forever more.
Will you still need me, will you still feed me, when I'm sixty four?

Nenhum comentário:

Postar um comentário