terça-feira, setembro 04, 2007

UTFPR, campus Ponta Grossa, lança programa de mestrado profissional

A CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, aprovou, no último dia 27 de julho, a criação do segundo programa de mestrado do campus Ponta Grossa da UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A novidade é que agora se trata de um curso de mestrado profissional, que difere do tradicional mestrado acadêmico em vários aspectos.

Os cursos de mestrado profissional começaram a aparecer no Brasil em 1998, quando foram criados pela CAPES [1]. Atualmente, existem 229 desses cursos no Brasil, mas apenas 9 no Paraná [2].

Nos Estados Unidos e em outros países, os mestrados profissionais já existem há tempos. Por exemplo, enquanto o MSc (Master of Sciences) corresponde ao nosso mestrado acadêmico, existem também o MA (Master of Arts), o MEng (Master of Engineering), o MBA (Master of Business Administration) e vários outros. A duração típica desses cursos é de dois anos, com a segunda metade do curso dedicada à preparação de uma dissertação. Alguns deles exigem dedicação exclusiva, outros não.

No Brasil, muitos mestrados profissionais têm a carga horária concentrada em horários que podem ser freqüentados por alunos que não conseguem dispensa das empresas onde trabalham. Nesse aspecto, tais cursos são semelhantes a muitos cursos de pós-graduação lato sensu. A vantagem é que os mestrados profissionais são strictu sensu, conferem o grau de mestre (e não de especialista) e, ao contrário dos cursos lato sensu (o que inclui os nossos famosos MBA Executivos), são avaliados pela CAPES.

O programa de mestrado da UTFPR/Ponta Grossa deve ter início no primeiro semestre de 2008. A área de concentração é Ciência, Tecnologia e Ensino, em duas linhas: (a) construção do conhecimento e linguagem no ensino de ciência e tecnologia; (b) ciência e tecnologia no contexto do ensino-aprendizagem. As inscrições devem ter início em janeiro próximo, mas os horários das aulas ainda não estão definidos. Mais detalhes deverão estar brevemente disponíveis em [3].

______________________________
[1] UNIVERSIA. Conhecendo o mestrado profissional. 29 out. 2004. Disponível em: <http://www.universia.com.br/html/materia/materia_ffgf.html>.
[2] CAPES. Perfil da pós-graduação. 03 set. 2007. Disponível em: <http://servicos.capes.gov.br/projetorelacaocursos/jsp/regiaoDet.jsp>.
[3] UTFPR – campus Ponta Grossa. Disponível em: < http://www.pg.cefetpr.br/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário