sexta-feira, setembro 07, 2007

Addio Luciano!

Luciano Pavarotti, um dos tenores mais conhecidos do mundo, faleceu ontem, aos 71 anos. Nascido em Modena, terra natal de Enzo Ferrari, Pavarotti fora diagnosticado com câncer de pâncreas em 2006, submetendo-se a uma cirurgia de remoção. Em agosto de 2007, a saúde de Pavarotti começou a deteriorar, indicando que a cirurgia não havia sido bem sucedida.

A carreira de Pavarotti começou em 1961, com a ópera La Bohème, no papel de Rodolfo. Embora bem sucedidas, as primeiras apresentações não deram ao tenor o reconhecimento de que viria gozar anos mais tarde. O reconhecimento mundial veio na década de 90, quando a gravação de Pavarotti da ária Nessun Dorma, da ópera Turandot, de Puccini, foi usada pela BBC durante a cobertura da Copa do Mundo de 1990, na Itália. Na mesma época, a apresentação dos “Três Tenores” (Pavarotti, Domingos e Carreras), no final da Copa do Mundo, ampliou ainda mais o reconhecimento.

Nessun Dorma fez parte dos esforços de Pavarotti para levar o canto lírico ao grande público. Esses esforços, nem sempre bem compreendidos pelos amantes da ópera, também incluiram uma certa fusão entre música erudita e música pop, por meio de parcerias com Bono, Sting, Suzane Vega, Brian May, Bob Geldof e outros.

O funeral de Pavarotti, que será realizado amanhã em Modena, cidadezinha de 180 mil habitantes, deverá ser acompanhado por mais de 200 mil pessoas.

________________________________
[1] FOLHA ONLINE. Tudo que já foi publicado sobre Pavarotti. Disponível em <http://busca.folha.uol.com.br/search?q=%22Pavarotti%22&site=online&src=redacao>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário