sábado, julho 28, 2007

Yahoo! Respostas: um Orkut um pouco mais inteligente

Resolvi entrar no Yahoo! Respostas [1] como forma de ajudar a divulgar o meu blog, conforme sugestão do blogueiro Cadu de Castro Alves [2]. Segundo ele, o Yahoo Respostas (*) nada mais é do que um grande fórum, que pode trazer vários benefícios ao blogueiro. Descobri que ele tem razão, pelo menos quanto à primeira parte. Quanto à segunda, minha participação no sistema ainda não é suficiente para saber.

O serviço foi fundado em dezembro de 2005. Menos de 12 meses depois já se encontravam cadastradas mais de 7 milhões de perguntas e 65 milhões de respostas. Os usuários são atraídos pela facilidade de uso, pelo caráter inovador do sistema e pela promessa de prêmios futuros (os quais, no momento, inexistem). O Yahoo Respostas está atualmente presente em 26 países, inclusive Brasil e 12 países asiáticos. Curiosamente, há duas versões para o Canadá: uma para Quebec e outra para o “resto” do país. Na América Latina, estão presentes apenas Brasil, Argentina e México.

Como eu sou membro do Yahoo desde os tempos áureos da Geocities, tornar-me membro do Yahoo Respostas foi realmente muito simples. Precisei apenas configurar meu “avatar” e começar a usar os serviços.

A coisa funciona assim: há uma série de categorias do conhecimento, desde assuntos bem prosaicos, como casa e jardim, até assuntos mais profissionais e específicos, como engenharia, psicologia, física, matemática, economia, etc. Os participantes podem formular perguntas ou simplesmente procurar uma pergunta para responder. Cada resposta dá dois pontos ao participante e, se ela for escolhida pelo formulador como a melhor pergunta, o respondedor tem direito a dez pontos adicionais. Os pontos acumulados fazem com que o participante vá subindo de nível. Assim, há uma certa competição no site, embora as regras possbilitem uma boa dose de comportamento oportunista, sobre o qual comentarei no final deste post.

Como no Orkut, o participante pode formar uma “rede de amigos”, e, como no Orkut, é possível criar perfis verdadeiros ou fictícios, bem como possibilitar que ou outros entrem ou não em contato. Ao contrário do Orkut, não há espaço para fotografias, vídeos, depoimentos e comunidades específicas.

O mais curioso é que há pouco espaço para discussões no Yahoo Respostas, pelo menos no que diz respeito a discussões do tipo “thread”. Uma vez respondida uma pergunta, ela pode ser editada ou excluída, mas não há como repondê-la mais de uma vez. Isso impossibilita que o ambiente se transforme em uma sala de bate-papo ou em um grupo de discussões, e esse é justamente o diferencial do Yahoo Respostas. Naturalmente, o participante que estiver em busca de discussões, sobre qualquer assunto, acaloradas ou não, poderá encontrá-las facilmente em um dos infinitos grupos de discussão atualmente existentes. Mas, pelo que percebi até o momento, esse diferencial Yahoo Respostas torna o ambiente mais elegante e educado, embora sem frescuras.

Outra característica interessante é que o participante pode passar com grande facilidade de uma pergunta sobre Adam Smith para uma pergunta sobre animais domésticos ou sobre “noivado e casamento”. Não há necessidade de se cadastrar em um grupo ou comunidade, aguardar aprovação dos moderadores, etc. Tudo está disponível ao mesmo tempo e ao alcance de poucos cliques. É claro que, dependendo do tipo de assunto, as respostas podem ser altamente profissionais ou altamente pessoais. E a existência de respostas muito pessoais, particularmente quando o assunto é sexo, política ou religião, talvez explique a existência de tantos perfis fictícios.

Uma coisa que ainda não entendi é a razão do baixo índice de violação das “regras da comunidade” [3]. Tais regras são bastante restritivas e não permitem a publicação de conteúdo que infrinja os direitos das crinças, que estimulem comportamentos não saudáveis, que incitem a violência, que infrinjam qualquer lei brasileira, etc. Também não é permitida a personificação de outros usuários ou a criação de perfis com a intenção de violar regras. Contudo, é sabido que muitos internautas não costumam se importar com regras de uso. Ainda assim, até onde pude perceber, o índice de violação no Yahoo Respostas Brasil é pequeno. Talvez eu tenha me concentrado apenas em assuntos nos quais a violação é mínima, mas, mesmo assim, comparado às comunidades do Orkut ou mesmo aos grupos de discussão do Yahoo, as mensagens do Yahoo Respostas são muito mais pacíficas e educadas. Por exemplo, enquanto o vocábulo “vagina” comparece 2.161 vezes, o análogo vulgar mais famoso dessa palavra comparece apenas 4 vezes.

Como se poderia esperar, o comportamento oportunista está presente no Yahoo Respostas, assim como em qualquer sistema, online ou não, fracamente regulamentado e que atribua classificações às pessoas, com ou sem a promessa de prêmios. Entende-se como comportamento oportunista a disposição de alguém alcançar algo de seu interesse próprio à custa da contraparte, especialmente quando a contraparte não percebe o perigo da violação das regras ou quando não pode se proteger.

Há vários tipos de comportamento oportunista no Yahoo Respostas. Por exemplo, cada pergunta respondida dá direito a dois pontos, independentemente do conteúdo. Assim, muitos participantes escrevem respostas sem sentido, usam um decepcionante “não sei”, distorcem a pergunta ou escancaram o oportunismo de outra forma qualquer. Em um caso típico, ao responder à pergunta “qual a distância do Rio de Janeiro a Paris”, um participante respondeu “dois pontos”! Outro tipo de comportamento oportunista é copiar as respostas de outro lugar, principalmente da Wikipedia. Isso, pelo menos, exige um pouco de pesquisa.

Apesar das deficiências e dos abusos por parte dos participantes, o Yahoo Respostas me parece muito mais interessante do que outras comunidades online. E, ao contrário do Orkut, que é praticamente inútil, o Yahoo Respostas permite o comportamente inteligente. Vale a pena ficar de olho nesse serviço, que nada mais é do que uma experiência comportamental online, com regras específicas e fracamente regulada.

_____________________________
[1] Yahoo! Respostas Brasil. Disponível em: <http://br.answers.yahoo.com/my/profile;_ylt=A0WTc7X4nqtGDKgAmhLlExV.?show=gtDJF4EGaa> .
(*) No restante desse texto, irei escrever Yahoo em vez de Yahoo!, para não prejudicar a legibilidade.
[2] Blog do Cadu de Castro Alves. Disponível em: <http://cadudecastroalves.com/blog/2007/07/21/como-divulgar-seu-blog-parte-iv-faca-as-midias-sociais-trabalharem-por-voce>.
[3] Regras da Comunidade do Yahoo Respostas. Disponível em: <http://br.answers.yahoo.com/info/community_guidelines.php>.

2 comentários:

  1. Anônimo3:57 PM

    Olá! Passando pra agradecer a resposta no Yahoo! Respostas!

    Muito esclarecedora...

    Adorei seu blog, e tbm a reportagem sobre o Yahoo Respotas!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. OK! Obrigado pela visita e pelos seus comentários. Fico feliz por ter podido ajudar!

    [ ]s

    Alvaro Augusto

    ResponderExcluir