quarta-feira, setembro 18, 2013

E, ainda assim, a Terra continua girando!

A vantagem das ciências exatas sobre todas as outras é que, por mais argumentos técnicos você possa propor para justificar sua proposição política de que a Terra está parada, a Terra continua girando! As ciências jurídicas, por exemplo, não têm tanta sorte assim.

Mas ao menos aprendemos alguma coisa com essa lenga-lenga dos últimos meses: "embargos infringentes" não passam de um nome sofisticado dado ao carvão que será usado para assar a pizza. 

P.S.: Conforme me lembra o amigo Roberto Takata, as ciências exatas têm ainda mais sorte por poderem provar a rotação da Terra com um pêndulo e pinos dispostos em círculo, nada mais do que isso, como Léon Foucault nos mostrou há 162 anos.

2 comentários:

  1. Embora eu discorde de sua visão sobre os embargos infringentes, vou discordar dos pinos e Foucault - mesmo eu tendo dito "E se pode provar isso só com um pêndulo e pinos dispostos em círculo."

    Na verdade, é preciso ter também aceito algumas teorias sobre gravitação e conformação do universo e outros pressupostos - como o pêndulo não seguir alguma distorção magnética, não ser a massa do Sol e do Universo a alterarem o movimento do pêndulo enquanto giram ao redor da Terra... Sim, são pressupostos razoáveis e testáveis, mas que fazem parte da base para que o experimento de Foucault seja uma demonstração aceitável da rotação da Terra.

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  2. Hipóteses, sempre essas hipóteses!

    ResponderExcluir