E, ainda assim, a Terra continua girando!
Mas ao menos aprendemos alguma coisa com essa lenga-lenga dos últimos meses: "embargos infringentes" não passam de um nome sofisticado dado ao carvão que será usado para assar a pizza.
P.S.: Conforme me lembra o amigo Roberto Takata, as ciências exatas têm ainda mais sorte por poderem provar a rotação da Terra com um pêndulo e pinos dispostos em círculo, nada mais do que isso, como Léon Foucault nos mostrou há 162 anos.
Embora eu discorde de sua visão sobre os embargos infringentes, vou discordar dos pinos e Foucault - mesmo eu tendo dito "E se pode provar isso só com um pêndulo e pinos dispostos em círculo."
ResponderExcluirNa verdade, é preciso ter também aceito algumas teorias sobre gravitação e conformação do universo e outros pressupostos - como o pêndulo não seguir alguma distorção magnética, não ser a massa do Sol e do Universo a alterarem o movimento do pêndulo enquanto giram ao redor da Terra... Sim, são pressupostos razoáveis e testáveis, mas que fazem parte da base para que o experimento de Foucault seja uma demonstração aceitável da rotação da Terra.
[]s,
Roberto Takata
Hipóteses, sempre essas hipóteses!
ResponderExcluir