quinta-feira, novembro 20, 2008

"Em Busca da Empresa Quântica" - agora online

O livro "Em Busca da Empresa Quântica", escrito por Clemente Nobrega em 1996, acaba de ser disponibilizado online gratuitamente. Basta acessar o site do autor e fazer o cadastro, também gratuito: http://www.clementenobrega.com.br/. O livro está disponível em PDF (compactado) e tem menos de 1,4 Mbyte.

Descobri "Em Busca da Empresa Quântica" por volta de 1997, perambulando pelas livrarias de Curitiba na hora do almoço. Tenho que confessar que eu estava muito mais interessado em física do que em administração e marketing e fui mais atraído pelo título do livro e pelo currículo do autor (físico, engenheiro nuclear, ex-diretor da Amil). Acabei encontrando um livro interessantíssimo, muito diferente daqueles obras acadêmicos sobre marketing. Mesmo assim, o título me deixou preocupado. Metáforas quânticas são escorregadias e é muito fácil encontrar livros "quânticos" cheios de má fé ou que simplesmente mostram que o autor não entende muito de física quântica e está só se valendo da onda do momento. Um ótimo exemplo é "A Cura Quântica", livro que rendeu ao indiano Deepak Chopra o prêmio Ig Nobel de física de 1998 ("pela sua interpretação singular da física quântica aplicada à vida, à liberdade e à busca da felicidade econômica").

Escrevi para o Clemente e comentei minha preocupação. Para minha surpresa, ele respondeu e disse que, até aquele momento, poucas pessoas haviam levanatdo o problema, incluindo eu e um dos irmãos dele (ele parece ter irmãos espalhados por todas as áreas do conhecimento).

Na segunda edição de "Em Busca da Empresa Quântica", de 1999, Clemente inseriu uma introdução onde ele afirma: "É verdade que tive minha cota de problemas por causa do título". Mas ele garante que não abre mão do título, que é marketeiro, desperta a curiosidade e soa bem. De fato, se não fosse o título, talvez eu não tivesse lido o livro. Além disso, o paralelo entre a física quântica e o mundo das empresas refere-se somente à linguagem usada pela física quântica, e não à aplicação da mecânica quântica ao mundo empresarial, coisa que não faria sentido. A física quântica teve enorme sucesso em compreender o mundo microscópico por usar uma linguagem diferente da física newtoniana. Da mesma forma, precisaríamos de outra linuagem para entender o mundo empresarial moderno.

Além de física quântica, marketing e gestão, Clemente discorre também sobre a teoria da complexidade. Aqui, trata-se de mais do que uma analogia. Em 1996 a internet estava apenas nascendo e não tínhamos uma idéia muito boa de quão complexo, interconectado e não linear viria a ser o mundo apenas 10 ou 12 anos depois. Hoje, com fluxos de capitais movendo-se à velocidade da luz, informação farta e amplamente disponível, o assunto assume importância renovada. Vale a leitura dessa parte, especialmente para desmistificar o termo "teoria da complexidade", que tem em física uma interpretação um pouco diferente do que essas palavras dão a entender à primeira vista.

Desde 1996, o pensamento de Clemente mudou um pouco, como pode ser percebido em seus livros "A Ciência da Gestão", de 2004, e "Empresas de Sucesso - Pessoas Infelizes?", de 2006. Ele afirma que gostou de ter escrito "Em Busca da Empresa Quântica", mas garante que não o escreveria da mesma forma de novo e nem com as mesmas ênfases. E quase pede desculpas por ter elogiado o livro "Feitas para Durar", de Jim Collins. "Imaturidade de jovem inexperiente", diz ele.

5 comentários:

  1. Gostei tanto de sua descrição que vou ler o livro!! Parece interessante, e acho que até voltar pro Brasil consigo ler tudo, haja vista que tenho lido somente em inglês e francês, e devo ler algo interessante em português pra não desativar, heheheh!!!
    [ ]s

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se tem como baixar o livro em pdf, pois o link apresentado em cima não está disponivel.

    Att,

    Sara

    ResponderExcluir
  3. Olá Sara,

    O livro está agora disponível em http://innovatrix.com.br. Vá quase até o pé da página, lado esquerdo. É necessário fazer um cadastro rápido.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Álvaro,

    Já baixei.

    ResponderExcluir