terça-feira, novembro 04, 2008

Eleição norte-americana: também quero votar!

Hoje é o dia da tão esperada eleição norte-americana que decidirá quem irá ocupar o cargo de POTUS(*) entre 2009 e 2012. Apesar do clima festivo e esperançoso, é uma lástima que apenas cidadãos norte-americanos possam participar desse processo que afetará a vida de milhões de habitantes do planeta.

Os Estados Unidos da América, lar dos bravos, terra dos homens livres, constitui certamente a maior experiência democrática depois da invenção da democracia ateniense. Contudo, cabem as perguntas: Por que um cargo tão importante só pode ser ocupado por norte-americanos nativos? Por que cidadãos de outros países não podem votar?

Essas perguntas não são tão descabidas quanto possam parecer à primeira vista. Afinal, os EUA influenciam a moda, a cultura, a ciência e a tecnologia de boa parte do planeta. Quando a economia americana vai bem, a economia mundial em geral vai bem. Quando a economia americana desacelara, o mesmo acontece com boa parte da economia mundial. Quando os norte-americanos escolhem o presidente errado, algumas partes do mundo são bombardeadas de maneira "preventiva". Assim, por que habitantes de outros países não poderiam participar do processo decisório norte-americano, ou mesmo se candidatar a ele?

Para quem ainda acha a proposta estranha, lembro que os três maiores imperadores romanos depois de Augusto (Trajano, Diocleciano e Adriano) não eram romanos e nem mesmo de origem latina. Trajano e Adriano nasceram e foram criados na Espanha, enquanto Diocleciano nasceu e foi criado na antiga Iugoslávia. Ora, o Império Romano não era nem mesmo uma democracia e era muito menos populoso, cosmopolita e globalizado do que são hoje os EUA. E, apesar da possibilidade cada vez mais real de um representante da minoria negra vir a ocupar a Casa Branca, aquele lugar não é permitido para representantes de outras minorias, como a mexicana, a brasileira ou mesmo a britânica. Assim, parafraseando aquela apresentadora do GNT, pergunto: isso é democracia?

___________________________
(*) President Of the United States, sigla informal ocasionalmente usada para denotar o principal cargo executivo dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário