Hugo Chávez e a Alca
"Alca, Alca, Alca. Al carajo!"
A frase acima foi dita por Hugo Chávez durante a Cúpula das Américas. Ele não estava entre amigos íntimos nem em uma festa particular. Tudo indica também que ele não estava em elevado estado de embriaguez. A frase foi dita em um discurso público a manifestantes contrários à presença de Bush, à Alca e a tudo que não seja tipicamente latino-americano.
Um chefe de estado, mesmo que trapalhão, deve manter um mínimo de compostura. A palavra empregada por Chávez ofende a todos e o expõe ao ridículo: como não tem argumentos além de seu ultranacionalismo fanático, ele só tem a dizer "up yours, Bush!"
Se a intenção de Chávez é evitar que a Venezuela seja invadida, essa não é a melhor maneira. Basta lembrar que Bush filho mandou triturar Bagdá somente para prender o homem que havia tentado matar papai Bush...
"Basta lembrar que Bush filho mandou triturar Bagdá somente para prender o homem que havia tentado matar papai Bush..."
ResponderExcluirE reclama de simplificação...
Caro Revo,
ResponderExcluirEm um texto tão curto, que servia apenas como "marcador de fato histórico", não houve espaço para explicar de onde tirei a informação do último parágrafo. Contudo, em entrevista coletiva que dificilmente conseguirei recuperar, George W. Bush disse, literalmente, referindo-se a Hussein: "this is the man who tried to kill my dad!".