terça-feira, agosto 24, 2010

Palestra sobre a teoria final da física - pós-evento

Apesar de algum atrapalho no início, por causa do projetor multimídia, a palestra transcorreu normalmente. Auditório lotado e muitas perguntas ao final. Obrigado a todos!

Conforme prometido, o PDF da palestra está disponível em http://www.lunabay.com.br/alvaro/
criacao_imperfeita_ago-2010.pdf
 (2,5 MB).

2 comentários:

  1. Olá Professor,
    Lembro de sua crítica ao site inovacaotecnologica.com.br, mas dê uma olhadinha nesse artigo: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lei-gravidade-revisada-dispensar-materia-escura&id=010130091123
    A fonte é uma publicação na revista Nature. Claro que ainda deve passar pela revisão de pares, mas se for real é forte indicativo que não existe matéria escura e nem energia escura. Lembra que perguntei se era o caminho criar entidades desconhecidas e abstratas para responder a fenômenos que sem elas ficariam sem explicação? Essa força ainda não observada me parece ter muito mais chances de ser real do que matéria ou energia que não se pode "ver ou medir" com nossa tecnologia atual.
    O futuro nos dirá...

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz Geraldo,

    Existem dezenas de teorias da gravitação alternativas à relatividade geral e elas devem ser mesmo pesquisadas. Contudo, uma verdadeira teoria da gravitação deverá prever tudo o que a relatividade geral prevê e ainda mais um pouco. A história recente tem mostrado que isso é muito difícil de fazer, mas concordo com você que o futuro dirá!

    ResponderExcluir