sábado, setembro 26, 2009

Os 80 anos de Murray Gell-Mann

Os 80 anos de Murray Gell-Mann, criador da cromodinâmica quântica e laureado com o Nobel de Física de 1969, foram celebrados no último dia 15.

Em 1964, Gell-Mann e George Zweig postularam independentemente a existência dos quarks, as partículas das quais os hádrons (tais como prótons, nêutrons, mésons e outras partículas) são compostos. Gell-Mann teria sugerido o nome por causa da frase "Three quarks for Muster Mark", do Finnegans Wake, de James Joice. Zweig sugeriu "ace", mas quark caiu na preferência dos físicos.

Gell-Mann também esteve envolvido com o Instituto de Santa Fé, trabalhando com assuntos relacionados a caos e complexidade. Um dos resultados desse trabalho foi o livro de divulgação científica "O quark e o jaguar, aventuras no simples e no complexo" (Rocco, 1996).

Em inglês, uma biografia resumida de Gell-Mann pode ser encontrada em http://www.santafe.edu/~mgm/Site/Front_Page.html e uma palestra dele sobre criatividade pode ser assistida em http://video.google.com/videoplay?docid=1181750045682633998#. Também em inglês, mas com opção para legendas em português, há uma palestra sobre beleza e verdade em física, disponível no site do TED, em http://www.ted.com/talks/murray_gell_mann_on_beauty_and_truth_in_physics.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário