sexta-feira, novembro 16, 2007

O blog de Clemente Nobrega

O blog do Clemente Nobrega está no ar desde o último dia 9 e pode ser acessado em http://www.ideiaseinovacao.globolog.com.br/ .

Sou fã do Clemente desde 1997, pouco depois do lançamento de seu primeiro livro. Escrevi para ele e ele respondeu. Desde então, tenho lido quase todos os livros dele, faltando apenas o mais recente (“Empresas de Sucesso, Pessoas Infelizes?”), por absoluta falta de tempo. Também tento comparecer às palestras dele, as quais são sempre inspiradoras (um vídeo de palestra recente dele pode ser encontrado em http://endeavor.isat.com.br/linksespeciais/?palestra=299).

Clemente Nobrega é um grande entusiasta da inovação e do empreendedorismo como fatores de desenvolvimento econômico. Infelizmente, as políticas públicas ora em voga não visam a inovação, mas apenas a volta a um passado fracassado. É pena. O tempo mostrará que deveríamos ter ouvido mais pessoas como Clemente e menos pessoas como Emir Sader, por exemplo.

Todavia, se a mensagem de Clemente é inspiradora, nem sempre é do agrado de todos, especialmente daqueles adeptos do “Estado Ama Seca”. Por exemplo, a respeito da política de cotas para afro-descendentes nas universidades públicas, Clemente diz:

Nasci no dia 20 de novembro (aniversário de Zumbi, me informam), sou negro, e tenho um interesse - como direi? - epidérmico, nessa questão; mas não contem comigo para promover besteiras. Para mim, preto que se preza não aceita cota. Preto que se preza não choraminga nem “reivindica” com base em “brancos e negros”. Preto que se preza não usa camisetas em que se lê “100% negro”, pois isso, como diz Magnoli, legitimaria o surgimento de camisetas “100% branco”. Pode parecer uma orgulhosa afirmação de identidade, mas é apenas manifestação de rebeldia pouco informada e pouco inteligente.”

Vale a pena ler um sujeito com opiniões tão fortes como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário