Como dizer tudo em inglês
A língua inglesa, como se sabe, não dispõe de regras rígidas para a pronúncia das palavras, embora tenha estrutura gramatical bastante simples. Isso acontece, dentre outras razões, por causa do grande hibridismo da língua, que absorveu elementos dos dialetos anglo-saxão, nortúmbrio, kentiano, mércio, além do latim, francês, espanhol e outras línguas modernas. Para o falante do português, as diferenças de pronúncia entre palavras de grafia semelhante são um tanto enigmáticas, como acontece com “country” (país, nação, campo) e “county” (distrito, condado).
Felizmente, nessa era de websites gratuitos e comunicação instantânea, não é necessário fazer um curso de inglês com um professor nativo para aprender a pronunciar palavras inglesas. Basta ter um acesso à internet e uma placa de som.
Um website que oferece muitas dicas de pronúncia é o TheFreeDictionary.com, um verdadeiro poço sem fundo para o estudante da língua inglesa. Nesse site, é possível verificar o significado e pronúncia de várias palavras, incluindo alguns nomes próprios e de lugares. As dicas de pronúnica de muitas palavras, tradicionalmente maltratadas pelos brasileiros, podem ser rapidamente encontradas lá, como é o caso de Yorkshire, country, Monroe, dynamic e várias outras. Basta clicar no pequeno alto-falante que aparece ao lado da palavra.
O TheFreeDictionary.com também oferece, em sua página inicial, vários jogos para aprimorar o conhecimento da língua inglesa, como Hangman, Spelling Bee, Match Up e Scrabble. O Spelling Bee, em particular, é muito interessante, pois treina o ouvido e a grafia simultaneamente. Vale a pena uma visita diária.