sexta-feira, agosto 26, 2005

Viagem a Cuiabá

O vôo Gol 1790 saiu de Curitiba às 19:00 e chegou em Congonhas no horário previsto. De lá, eu deveria seguir para Cuiabá, no vôo Gol 1873, que deveria sair às 22:24. Não sei porque eles marcam os horários com precisão de minutos. Deve ser para mostrar que têm senso de humor...De qualquer forma, Congonhas estava com excesso de tráfego aéreo e o vôo acabou atrasando. Como Congonhas fecha às 23:00, a Gol decidiu que o vôo deveria sair de Guarulhos, para evitar o risco de retenção da "aeronave" (ou "avião", como dizem os mortais). Fomos para Guarulhos de ônibus, pago pela Gol, e chegamos lá às 22:40. O vôo 1873 finalmente saiu às 23:40, chegando em Cuiabá por volta das 2:00, apenas duas horas depois do previsto.

Chegando ao aeroporto de Cuiabá, que na verdade fica em Várzea Grande, telefonei para que o hotel Cerrados viesse me buscar. O funcionário apareceu no aeroporto com uma cara estranha, e disse que o hotel estava lotado (apesar da minha reserva!). A justificativa era que Cuiabá estava sendo sede de um congresso qualquer de agricultura, e todos os hotéis estavam lotados. Fui então enviado, com despesas pagas pelo hotel "Cerrados", para o hotel "Dia e Noite", o qual, aparentemente, não tem nem mesmo website...

Apesar de tudo, o hotel era limpo (pelo menos a olho nú!) e o quarto tinha até mesmo uma cama e uma televisão. A essas alturas, já eram 3:00 da manhã e eu tinha que acordar às 7:00 para uma reunião com o cliente. Para complicar um pouco mais, não dormi quase nada, pois havia um compressor qualquer ligado o tempo todo.

Após acordar e tomar um banho (o quarto tinha banheiro particular, apesar do tamanho diminuto), fui tomar café da manhã. Pouco tempo depois, o cliente chegou, acompanhado da esposa. Ele havia feito a reserva para mim e foi vítima do mesmo problema. Após o café da manhã, descobri que o sócio dele, que estava vindo de Tangará, iria chegar só às 11:00 e eu estaria liberado até lá.

Voltei para o quarto, escovei os dentes e saí para explorar as imediações. Estava quente, talvez mais de 25° C, mas a temperatura atingiria 35° C à tarde. Ainda pensando estar em Cuiabá, não em Várzea Grande, andei uns bons quilômetros, mas sem fazer muitas voltas, pois sempre me perco. Cuiabá e Várzea Grande parecem Curitiba há uns 20 anos, embora muito mais quente. A população é composta, em sua maioria, por gente que veio de outros lugares. Guardadas as proporções, parece aquela cena de "Moscow in the Hudson", quando Robin Willians diz "everyone I know is from somewhere else!". Encontrei gente de São Paulo, da Bahia, do Rio Grande do Sul e do Pará, mas ninguém de Cuiabá.

Voltei para o hotel e trabalhei um pouquinho no computador, depois de tentar, sem sucesso, conectar-me à internet via linha discada. Pouco tempo depois o cliente ligou, querendo falar comigo, e a reunião começou mesmo sem o sócio de Tangará. Ficamos algum tempo no "restaurante" do hotel, que na verdade era uma espécie de varanda, conversando sobre contratos e alguns aspectos do livre mercado de energia. Cerca de uma hora depois, o sócio de Tangará chegou, conversamos mais um pouco e fomos almoçar em Cuiabá, por volta das 13:00.

Durante o almoço, ficou evidente porque o cliente, que é do Paraná, resolveu visitar os sócios em Cuiabá: por causa da formatura de uma sobrinha. No restaurante estavam umas 15 pessoas da família, de modo que o assunto cobriu tudo, menos negócios. Descobri que peixes de água doce (Pintado e Pacú) não são ruins, mas não consegui experimentar a famosa Piraputanga do rio Cuiabá, que estava em falta. Fiz a besteira de beber uns copos de chop durante o almoço, mas, como dizem, "uma vez em Roma..."

A reunião continuou a partir das 14:00, já em um hotel de Cuiabá e, como meu vôo estava marcado para as 17:30, o dia de trabalho não foi exatamente produtivo, embora todos os assuntos tenham sido cobertos. Ainda assim, não sei se vai dar para recuperar os R$ 800 da viagem somente com os resultados dessa reunião em particular.

Saí de Cuiabá com cerca de 35°C no horário marcado e chegamos em Londrina com 20°C. Eu pensei que em Curitiba deveria estar fazendo uns 15°C, mas estava 10°C a menos do que isso...

É bom estar de volta, mas semana que vem tenho que ir para Blumenau.