Suzana Herculano-Houzel no TED: o que há de tão especial sobre o cérebro humano?
Suzana Herculano-Houzel, a "neurocientista de plantão", é formada em Biologia pela UFRJ (1992). Tem mestrado nos EUA pela Case Western Reserve University (1995) e doutorado na França pela Université Pierre et Marie Curie (1998), ambos em neurociência. É professora da UFRJ desde 2002 e dirige o Laboratório de Neuroanatomia Comparada da mesma instituição.
O TED (Technology, Entertainment, Design) é uma fundação norte-americana sem fins lucrativos, destinada à disseminação de ideias, bastante conhecida por suas palestras, sempre limitadas a 18 minutos e amplamente divulgadas na internet.
Não é fácil apresentar uma palestra no TED Global (não confundir com os TEDx). A concorrência é enorme. Ganhadores de prêmios Nobel, ex-presidentes, cientistas e artistas famosos têm estado por lá. Pouquíssimos brasileiros, como Jaime Lerner e Miguel Nicolelis, conseguiram o feito.
Suzana, que ficou famosa por ter "encolhido" o cérebro humano em 14 bilhões de neurônios, apresentou sua palestra no TED Global há mais ou menos três meses. O resultado pode ser conferido agora em http://goo.gl/iZj5m0 (sem legendas, por enquanto). O assunto é aquele que Suzana tem divulgado já há algum tempo: que um dos fatores que contribuíram para nos tornar humanos foi o hábito de cozinhar a comida, coisa que nenhuma outra espécie faz. Cozinhar permite obter três vezes mais calorias dos alimentos e permitiu a nossos cérebros crescerem em um curto período de tempo.